ver en Español

O que é a Flappsip

A FLAPPSIP nasce pelo desejo dos integrantes de diversas associações latino-americanas de conhecermos, discutirmos, intercambiarmos e analisarmos nossas problemáticas. Nosso ponto de encontro é a psicanálise, sua teoria, sua clínica e, sobretudo, o mútuo envolvimento entre teoria e clínica que a marca desde seu nascimento e que não cessou de produzir novos desenvolvimentos.

Nosso segundo ponto de encontro se refere a aprofundar o estudo da ligação entre a clínica e o social. Consideramos frutífero insistir no duplo movimento que efetuou o fundador da psicanálise, pondo no centro do problema o sujeito em relação com o sintoma e, por sua vez, pondo o sintoma em relação com o mal-estar na cultura. O último século foi gestando profundas mudanças em nossas sociedades. As transformações econômicas, sociais, políticas e tecnológicas se sucederam aceleradamente; foram acompanhadas de práticas e discursos que produzem novas subjetividades e novos padecimentos. É também o desafio atual da psicanálise produzir as transformações que sejam necessárias para mergulhar nestas subjetividades e encontrar modos de intervenção para seus sofrimentos.

Não é estranho a nossas latitudes que uma das consequências mais graves da nova ordem social regulada pelo mercado seja a exclusão social. Que postura adotamos os psicanalistas diante do sujeito prejudicado pelo sistema? Como se reintroduz no discurso a palavra dos excluídos, como fazer ouvir o vazio simbólico, já que sobre a exclusão se fala em um âmbito e se padece em outro?

Estas são apenas algumas das interrogações que nos convocam a encontrarmo-nos periodicamente em nossos Congressos bianuais e a manter um intercâmbio virtual permanente através de nossa página web, o que se concretiza através de Foros de Discussão, Espaços de Investigação e Cursos Virtuais. Todos os eventos centrais de nossas Associações (Congressos ou Jornadas) dispõem também de una Mesa Plenária FLAPPSIP para a qual se convida colegas das Associações federadas como modo de propiciar mais encontros através das vastas latitudes que nos albergam.

Objetivos:

Nossa Federação se define como una organização de instituições comprometidas com a discussão, intercâmbio, produção e difusão do pensamento psicanalítico e suas diversas práticas originadas nas descobertas de Sigmund Freud e seguidores pós-freudianos.

A FLAPPSIP foi criada com a convicção de que o intercâmbio científico e o conhecimento mútuo entre as instituições participantes, assim como entre seus membros, reverterá em benefício para todos. Constitui esta una forma de integração de seus membros latino-americanos fortalecendo as raízes comuns e projetando-se para o futuro.

Propósitos:

  • Difundir o pensamento psicanalítico e suas diversas práticas.
  • Proporcionar um espaço para o intercâmbio científico das associações componentes.
  • Proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre problemas pertinentes à formação e à associação analítica.
  • Promover a cooperação científica entre as associações componentes.
  • Propiciar a afiliação a esta Federação de outras associações afins dos países latino-americanos.
  • Estabelecer o intercâmbio com outras instituições afins de caráter internacional.
  • Promover eventos tais como: congressos, simpósios, jornadas, encontros e publicações.